sábado, abril 22, 2017

ZIMBABWE / TSVANGIRAI E MUJURU FORMAM COLIGAÇÃO

Os dois principais rivais do incumbente Presidente zimbabweano anunciaram, quarta-feira, a formação de uma coligação para derrubar Robert Mugabe, 93 anos, nas eleições gerais de 2018.

Morgan Tsvangirai, que já chegou a ocupar o cargo de primeiro-ministro do Zimbabwe em um governo de unidade nacional com a ZANU-PF, partido de Mugabe, no período compreendido entre os anos de 2009 até 2013, disse que ele e Joice Mujuru tencionam formar um governo de coligação para trazer mudanças políticas.

Mujuru foi vice-presidente durante uma década até que ela foi demitida em 2014, acusada de conspiração para derrubar Robert Mugabe.

'Este é apenas o início de um processo para criar uma ampla aliança para enfrentar ZANU-PF doravante até as próximas eleições em 2018', disse Tsvangirai, referindo-se ao partido chefiado pelo líder mais antigo de África.

Mugabe, um dos últimos da geração de nacionalistas africanos, ascendeu ao poder em 1980 quando o Zimbabwe conquistou a sua independência.

Em Dezembro, a ZANU-PF confirmou Mugabe como seu candidato para as próximas, quando ele terá 94 anos de idade.

Tsvangirai, que já perdeu três eleições presidências a favor de Mugabe, disse acreditar na possibilidade de assinar com outros partidos acordos semelhantes ao alcançado com o partido de Mujuru.

Tsvangirai, que perdeu as presidenciais de 2013 contra Mugabe, lidera o MDC-T, uma facção do Movimento para Mudança Democrática.

As querelas no seio do MDC, sobre a estratégia adequada para derrubar Mugabe, acabaram enfraquecendo o partido.

Mujuru, que formou Partido Nacional do Povo (NPP) em Março do ano passado, disse que os dois partidos trabalharam no acordo nos últimos seis meses e agora vão negociar detalhes específicos para fortalecer a coligação.

Fonte: AIM – 20.04.2017

Sem comentários: