terça-feira, abril 18, 2017

Deputados querem ver a corrupção, dívidas e criminalidade reflectidas no informe da PGR

PGR apresenta seu informe, amanhã, no parlamento
A corrupção, a auditoria a divida pública e a criminalidade são as questões que os deputados das bancadas da Frelimo, Renamo e MDM esperam ver reflectidas no informe da Procuradora Geral da República, a ser apresentado amanhã, no parlamento.
A bancada parlamentar da Frelimo diz estar preocupada com a questão da corrupção e apela a todos os cidadãos a denunciarem todos os actos de corrupção que ocorram nas instituições. Também mostrou-se preocupada com os acidentes de viação e criminalidade.
“Vamos colocar à digníssima Procuradora da República a nossa preocupação em relação à criminalidade e sobretudo aqueles casos de grande impacto que inquietam as nossas populações ”, disse Galiza Matos, acrescentando que sua bancada vai querer perceber como é que o está organizado o sistema judicial e como o Ministério Público se está a organizar para fazer face aos novos fenómenos de criminalidade, como por exemplo o aparecimento de cornos de rinocerontes, crimes ambientais, tráfico de drogas e seres humanos.
A Renamo disse estar preocupada com a situação das dívidas ocultas, que considera não estar a ser bem tratada. “Nós gostaríamos de ouvir que os que contraíram a dívida estão presos, porque todo o Estado moçambicano está a sofrer devido a essa situação. Há indicação de alguns cidadãos que estão presos, preventivamente, porque desviaram fundos do Estado, mas contrariamente ao caso das dívidas ocultas, que tem pessoas conhecidas também, mas estão livres, quando todo o Estado está prejudicado e a sofrer por conta dessa dívida”, disse Fernando Matouanssanga, acrescentando que seu partido vai querer saber porque a procuradoria não prende essas pessoas, para evitar que fujam ou obstruam a informação sobre o caso. O partido da perdiz vai ainda questionar sobre a criminalidade, sequestros e assassinatos. “Até agora não há esclarecimentos, a PGR não consegue esclarecer esses casos. Há académicos, jornalistas, políticos que estão a ser assassinados e essa instituição do Estado, que tem por tarefa garantir a legalidade e segurança não está a conseguir cumprir o seu papel, e isso nos preocupa muito”, lamentou.
Já a bancada parlamentar do MDM diz que a procuradora deve falar do papel do Gabinete de Combate à Corrupção e o que está a ser feito para travar a prática “Nos últimos tempos tem-se reportado corrupção na LAM, na EDM, na Emose, no Fipag e em toda a máquina da administração pública e queremos ouvir, de facto, da Procuradoria-Geral da República que passos estão a ser dados para estancar a corrupção”, disse Fernando Bismarque.
Outro aspecto a ser levantado pelo MDM são os alargamentos do prazo da auditoria às dívidas públicas. “A grande questão é sobre este adiamento sucessivo do relatório da auditoria às contas públicas. Por duas vezes o anúncio deste resultado foi adiado, queremos ouvir a Procuradora Geral da República sobre estes sucessivos adiamentos do relatório da Kroll. Tal como os outros partidos, o MDM mostra-se igualmente preocupado com a criminalidade no país.
Fonte: O País – 18.04.2017

Sem comentários: