sexta-feira, fevereiro 10, 2017

Juiz ordena prisão de ex-presidente do Peru por alegados subornos da brasileira Odebrecht

Um juiz peruano emitiu uma ordem de captura nacional e internacional contra o ex-presidente Alejandro Toledo e a sua prisão preventiva por 18 meses por alegadamente ter recebido 20 milhões de dólares em subornos da construtora brasileira Odebrecht.
O juiz Richard Concepción declarou como fundado o pedido de prisão preventiva solicitado pelo procurador Hamilton Castro, que acusa o ex-Presidente dos crimes de tráfico de influências e lavagem de dinheiro.
Toledo, que foi Presidente do Peru, entre 2001 e 2006, encontra-se fora do país, e aparentemente esteve no fim de semana passado em Paris, embora tenha como residência habitual os Estados Unidos, onde trabalha como investigador na Universidade de Stanford (Califórnia).
Os alegados 20 milhões de dólares em subornos da construtora brasileira Odebrecht têm um valor correspondente a 18,7 milhões de euros.
Segundo documentos publicados a 21 de dezembro pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, a Odebrecht terá alegadamente pagado subornos relativamente a mais de uma centena de projetos em 12 países da América Latina e África, de aproximadamente 788 milhões de dólares.
Fonte: LUSA – 10.02.2017

Sem comentários: