quarta-feira, novembro 30, 2016

Há Omertá(código de silêncio) em torno das dívidas da Proindicus, MAM e EMATUM (2)

PGR esconde Termos de Referência da Auditoria Internacional e Independente
Somente pressionada pelo FMI e doadores internacionais a PGR, à reboque do Governo de Filipe Nyusi, assentiu iniciar uma Auditoria forense às dívidas contraídas pelas três empresas estatais, a ser realizada por uma consultora estrangeira de reputação.
No início de Novembro foi escolhida a empresa Kroll e formalmente a Auditoria teve o seu início na semana finda com assinatura do acordo entre a Procuradoria-Geral da República e a empresa de consultoria.
Todavia a instituição dirigida por Beatriz Buchili - nomeada para o cargo por Armando Guebuza em Julho de 2014 – não divulgou publicamente quais são os Termos de Referência da Auditoria Internacional e Independente.
Ao abrigo do Direito à Informação o @Verdade solicitou uma cópia dos Termos de Referência porém a PGR entende que os moçambicanos, que já estão a pagar as dívidas ilegais, não têm o direito de saber o que vai ser investigado para daqui a 90 dias poderem aferir sobre o trabalho realizado pela consultora Kroll, alegadamente porque a “Auditoria foi solicitada no âmbito da instrução preparatória de um processo-crime”.
Paralelamente o Governo de Filipe Jacinto Nyusi – que tem um parecer jurídico de um reputado jurista estrangeiro que lhe sugeriu não assumir as Garantias Soberanas emitidas pelo Executivo de Armando Guebuza - decidiu herdar os empréstimos, que entretanto se transformaram em dívidas pois nenhuma das empresas que os contraiu está a gerar receitas que permitam honrar os compromissos que assumiram com os bancos, e obrigar o povo moçambicano a pagar por eles.
Não existirá moçambicano minimamente educado e informado que não tenha consciência que está já a pagar pelos empréstimos que foram contraídos em seu nome mas sem o seu consentimento, e nem mesmo aprovação da instituição que a Lei Mãe o determina.

Fonte: @Verdade – 30.11.2016

Sem comentários: