quinta-feira, novembro 24, 2016

Governo explica hoje contornos do fecho do Nosso Banco

Governo vai hoje ao Parlamento prestar esclarecimentos sobre o polémico encerramento do Nosso Banco, instituição bancária que tinha como accionistas maioritários o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) e a Electricidade de Moçambique (EDM), empresa pública.
A ida do Executivo à “casa do povo“ foi solicitada, semana finda, pela bancada parlamentar da Renamo, que diz haver muitas zonas de penumbra no processo.
Segundo a petição formulada pela maior bancada da oposição nacional, o Governo deve explicar os contornos do encerramento daquela instituição financeira e esclarecer o tratamento a ser dado aos depósitos dos clientes particulares e institucionais.
Paralelamente, a oposição solicita ainda esclarecimentos sobre os processos e critérios dos investimentos que as duas instituições públicas realizam, com destaque para o caso do Nosso Banco.
Apesar da convocação do Executivo ter sido da iniciativa da Renamo, as outras bancadas parlamentares, nomeadamente, a Frelimo e MDM, também manifestaram preocupação com o encerramento do Nosso Banco.
As preocupações dos parlamentares vão desde o tratamento a ser dado aos depositantes até aos contornos que o encerramento pode trazer ao sistema financeiro nacional.
A equipa governamental será dirigida pelo primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário.

Fonte: O País – 24.11.2016

Sem comentários: