domingo, setembro 11, 2016

FDS ATACAM E OCUPAM QUARTEL-GENERAL DA RENAMO EM MORRUMBALA

As Forças de Defesa e Segurança (FDS) desencadearam uma ofensiva na madrugada hoje que se saldou na invasão e ocupação do quartel-general da Renamo, maior partido da oposição, no distrito de Morrumbala, na província central da Zambézia.

Segundo a STV, estação de televisão privada, durante as confrontações registou-se a morte de pelo menos oito pessoas, número ainda não confirmado pela Polícia moçambicana (PRM) a nível daquela província.

As Forças de Defesa e Segurança tomaram de assalto o quarte- general da Renamo no distrito de Morrumbala. Neste momento, uma equipa está no terreno para aferir os danos causados
, disse Jacinto Félix, chefe da secção de imprensa da Polícia da província, acrescentando que a operação durou cerca de duas horas.

Contudo, citado pela Rádio Moçambique (RM), emissora pública, Félix disse que não há ainda o registo de feridos ou mortes, tendo explicado que os homens armados da Renamo fugiram em debandada quando os agentes das forças de defesa e segurança se fizeram ao local.


O ataque acontece numa altura em que falta apenas um dia para as negociações entre o Governo e a Renamo retomarem, depois do interregno no mês passado, pela segunda vez.

As delegações do Governo e da Renamo, em sede do diálogo político, ainda não alcançaram consensos visando restaurar a paz efectiva em Moçambique.

Antes de regressarem aos seus países de origem, os mediadores internacionais propuseram a criação de um corredor desmilitarizado, para permitir que possam manter um encontro com Afonso Dhlakama, o líder da Renamo, maior partido da oposição. Para o efeito, o Governo Moçambicano deverá indicar países vizinhos para supervisionar a sua eficácia.

Na vasta gama de assuntos na mesa do diálogo, as partes deverão ainda discutir assuntos relacionados com a despartidarização do Aparelho do Estado, bem como a desmilitarização dos homens armados da Renamo.


Fonte: AIM– 10.09.2016

Sem comentários: