domingo, março 27, 2016

Polícia apreende armas de fogo na casa de Dhlakama e na sede da Renamo

No total, a Polícia da República de Moçambique (PRM) apreendeu, na manhã de hoje, 47 armas de fogo na residência do Líder da Renamo, Afonso Dhlakama, e na sede daquele partido político, em Maputo. Além do material bélico, a polícia também apreendeu pedras preciosas, munições e fardamento militar, incluindo das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), tudo na posse dos homens da Renamo.

De acordo com Júlio Jane, Comandante da PRM, as armas eram usadas para o crime. Por isso, a polícia não podia permitir que os cidadãos vivessem sob ameaças. Daí ter recolhido o material para colocar no devido local.

Jane disse ainda que a PRM não usou nenhuma força e nem confrontou a ninguém. Apenas foi recolher as armas e notificou quatro guardas, dois que se encontravam na casa de Afonso Dhlakama e outros dois que se encontravam na sede da Renamo.

A operação da PRM durou uma hora e resulta de denúncias dos munícipes.

Algumas armas apreendidas, de acordo com o Comandante da PRM, dispararam há um mês. Então, é preciso investigar o caso e encontrar as armas que pertencem às várias munições apreendidas. Para o efeito, a PRM levou as munições ao laboratório para apurar de que tipo de armas se trata.

Quanto aos fardamentos, Jane disse que vai decorrer um processo de investigação porque pode ser que membros das FADM que fizeram ou fazem parte da Renamo estejam acomodados na residência onde as armas foram apreendidas.

Fonte: O País – 27.03.2016

Sem comentários: