sábado, janeiro 16, 2016

Nelson Livingdton sem cor partidária mas com a pátria partiu

Mais uma notícia que me choca: Munna Nelson Livistrong partiu para sempre.

Com o Nelson nos encontramos na blogsfera, numa altura em que a maioria dos blogs e de gente ousada discutia sobre Mocambique com frontalidade. Muitos dos que na família blogsfera debatiam, não tinha cor partidária mas tinham a pátria e um deles o munna (irmão em macua) Nelson. Entre Nelson e eu procuramos termos  de trato e no início era de tio, mas acabámos com o munna.
Nelson radicado na Beira, mostrou-se grande lutador pela Beira e o seu blog Meu Mundo, My World (veja o link) tem prova disso. As suas contribuições nas eleições autárquicas de 2008 prova disso e eu dizia para mim mesmo, precisamente no momento que nos tratavamo-nos de tio/sobrinho, que quando eu crescesse queria ser como Nelson.
Em Março de 2009, quando o Movimento Democrático de Moçambique, MDM, teve a sua primeira Conferência Constituinte, e,  nós apoiantes na diáspora não tinhamos ainda estruturas, eu pessoalmente pedi para que o Nelson nos representasse desde que nos reportasse tudo sobre a Conferência. Comuniquei à Linette ao Mussa entre outros que o Nelson nos represtava. Depois da conferência, o Nelson nos reportou o evento de forma isenta e participou em vários debates na blogsfera. Nelson foi também das pessoas que abertamente ou doutra forma criticou o que não era bom para e no MDM.  Não sei se ele tornou-se membro do MDM, mas isso também nunca me interessou. Não gosto de partidarizar aos meus amigos porque isso violaria os meus princípios. Para mim, o Nelson Livinstrong é o símbolo de cidadãos sem cor partidária mas com pátria.
Pessoalmente, esta notícia me choca bastante, porque o Nelson sobreviveu o pior como o acidente que lhe partiu as pernas. A nótícia que o Nelson nos deu, foi a precisamente há um mês (16.12.2015) e era característico nele lamentando pela morte de sua colega e o sofrimento de uma outra dado num trágico acidente de viação.

Munna Nelson, sem cor partidária mas com pátria, descanse em paz!

Sem comentários: