quarta-feira, janeiro 06, 2016

Daviz Simango reitera apoio às províncias autónomas

O líder do Movimento Democrático de Mo­çambique, Daviz Si­mango, reiterou o apoio à criação de províncias autónomas, com eleição dos governadores provinciais, insistindo que a medida vai introduzir “cultura de responsabilidades” no Esta­do.
Daviz Simango, líder do ter­ceiro maior partido moçambi­cano e com assento parlamen­tar, disse que Moçambique vive uma forte cultura centralista e hegemónica, precisando, deste modo, contrapor esta menta­lidade, para um caminho con­sensual e uma política correcta. Simango defende ainda que somente através do processo de votação o importante cargo ad­ministrativo poderá ser exerci­do de maneira democrática.

O também autarca da cidade da Beira afiançou que Moçam­bique precisa de um Estado “menos centralizado e menos burocratizado”, sustentando que a revisão constitucional, poderia permitir “regras de jogo limpo”, com oportunidade de diversidade do mapeamento político, sem ferir a soberania do Estado. “Num verdadeiro Es­tado de Direito, governa quem tem aval do povo e isto se faz através de voto nas urnas, de forma transparente, livre e jus­ta” defendeu Daviz Simango, criticando o desrespeito desta ferramenta democrática no país e acusou o Governo de “violar os direitos humanos e empur­rar o país para a parte incerta”.

Fonte: O País – 06.01.2016

Fonte: O País – 06.01.2016

Sem comentários: