quinta-feira, outubro 29, 2015

POPULAÇÃO DE NACALA EXIGE INTERVENÇÃO DAS AUTORIDADES PARA ESTANCAR ONDA DE CRIMINALIDADE

Os residentes da cidade de Nacala-Porto, província nortenha de Nampula, pediram quarta-feira à Procuradora-Geral da República, Beatriz Buchili, a sus intervenção com vista a estancar a onda de criminalidade que tem estado afligir aquela urbe.

Os populares falavam durante um encontro mantido com Procuradora e as autoridades locais para abordar a situação criminal que se regista naquela autarquia.

Na ocasião, os residentes deploraram o comportamento de alguns agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM).

Algumas esquadras, que conhecemos e podemos dizer quais, os polícias soltam os criminosos sem nenhuma justificação à população, aumentando o nível de impunidade que se verifica nesta província, e em particular na nossa cidade de Nacala-Porto’’, disse Lués Lúcio, um dos residentes.

Os presentes também manifestaram a sua repulsa com a perseguição aos albinos, um fenómeno que nos últimos tempos tem sido reportado em algumas províncias do país.

Acredita-se que esta perseguição dos albinos tem estado a ser fomentada por feiticeiros e curandeiros da Tanzânia. Os ataques contra albinos são comuns em alguns países da África Central, uma tendência que tende a propagar-se para outros países da África Austral, incluindo Moçambique e Africa do Sul.

Naquele país vizinho de Moçambique, os curandeiros chegam a pagar 75.000 dólares americanos por um conjunto completo de partes do corpo de albinos, segundo um relatório da Cruz Vermelha, para o fabrico de amuletos e prática de feitiçaria para trazer boa sorte, amor e riqueza.

Lamentamos a morte dos nossos filhos albinos que são maltratados pelos criminosos que cada vez mais aumentam na nossa província, na verdade, o albino não traz nenhuma riqueza, esses curandeiros estão apenas a mentir para vocês meus irmãos, mudemos de mentalidade. Eu clamo a intervenção da justiça para estancar esse mal”, disse Xavier Langa, outro residente.

Reagindo as preocupações da população, Buchili comprometeu-se a fazer para acabar com a criminalidade, incluindo a perseguição aos albinos.

Eu agradeço o apoio popular, a prontidão para colaborar na solução dos problemas que assolam a nossa a cidade de Nacala e, por isso, garanto que a nossa Procuradoria vai trabalhar lado a lado para ver solucionados todos os crimes. Sugiro que continuem a denunciar qualquer caso de criminalidade, seja ele ligado ao rapto dos nossos irmãos com falta de pigmentação da pele, seja ele de qualquer outra natureza possível, disse a Procuradora.


Fonte: AIM – 29.10.2015 

Sem comentários: